ENERGIA SOLAR

Energia Solar

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da energia da luz solar. O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor que induza o efeito fotovoltaico. Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, gerando eletricidade.

Brasil possui um grande potencial para gerar eletricidade a partir do sol. No local menos ensolarado do país é possível gerar mais eletricidade do que no local mais ensolarado da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia fotovoltaica.

Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, a irradiação solar no território nacional varia entre 4.444 Wh/m² e 5.483 Wh/m². Diferentemente de outros sistemas de geração renováveis, a energia solar fotovoltaica pode ser instalada em centros urbanos, criando o conceito de “Geração Distribuída”, no qual a energia gerada passa a ser utilizada próximo de onde ela é consumida, ao invés de ser gerada e consumida em locais distantes. Este conceito economiza recursos naturais, perdas com transmissão e distribuição, gastos com gerenciamento e aproveita espaço inútil como telhados ou lajes. Hoje, pequenos sistemas de geração podem ser vistos em residências, prédios comerciais, instituições públicas e universidades.

Além disso, o Brasil possui também diversas usinas grandes de geração fotovoltaica. No total, são mais de 1,3 GW instalados no país, 0,8 GW em construção e 2,28 GW em empreendimentos planejados.