Quem Somos

Quem Somos

A Prowind Energias Alternativas é uma empresa do seguimento energético, focada no desenvolvimento de soluções para energia elétrica através de fontes renováveis ou alternativas. As principais áreas de atuação são a eólica, solar fotovoltaica, biocombustíveis e hídrica, além do levantamento de potencial energético nas diversas áreas através de estações de medição meteorológicas.

A Prowind possui conhecimento técnico e experiência em todas as áreas necessárias para o desenvolvimento de grandes projetos, atendendo às necessidades dos clientes com segurança e confiabilidade. Sua equipe conta com profissionais especializados e bem assessorados.

Em seu portfólio, após 17 anos de experiência, contabilizam-se como diferenciais a qualidade na execução de seus projetos e a fiel manutenção de seus clientes e parceiros, nos credenciando como uma empresa respeitada e sempre indicada pelos mesmos.

Equipe

A Prowind é dirigida por um corpo societário experiente nas áreas de engenharia mecânica, engenharia nuclear, engenharia elétrica e administração. A empresa também conta com engenheiros da área civil, de controle e automação, mecânica, além de corpo técnico para execução de projetos e setor jurídico.

Gerência

Claudio Rossi Machado

Engenheiro Industrial Mecânico formado em 1976 pela FURG Fundação Universidade do Rio Grande, pós-graduado pela COPPE-UFRJ em Fenômenos de Transporte, especialização em soldagem e caldeiraria para a área nuclear onde foi chefe de divisão. Executou diversos projetos na área de tratamento de efluentes e gases de exaustão pela empresa RAIKO Engenharia da qual era sócio. Diretor e sócio da Prowind.

Hildo Fuchs

Sócio fundador da PROWIND em 2002, Pós-graduado em Administração, especializado em relações humanas, coordenação de grupos, supervisão estratégica em investimentos, analista econômico/financeiro de projetos eólicos e solar, bem como organizador de leilões de energias. Responsável pela área comercial da empresa, com estreitos contatos com investidores Nacionais e Estrangeiros. Contato com os principais financiadores de projetos na área de energia.

Marcos Ruschel Roehe

Engenheiro mecânico formado em 2011 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em energia fotovoltaica, sistemas de controle e medição, computação e eletrônica, Marcos trabalhou com a Prowind desde 2006, quando fez seu primeiro estágio na empresa. Após a diplomação, Marcos assumiu o cargo de Engenheiro e posteriormente tomou parte no quadro societário como gerente de engenharia.

Cristiano Colombo

Engenheiro eletricista pós-graduado em Energias Renováveis com 18 anos de experiência; Especialista em coordenação, supervisão e gestão de projetos eólicos; responsável técnico de planejamento, desenvolvimento e projetos nas áreas de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica.

Missão

A Prowind tem como missão a excelência e inovação no planejamento e execução de seus projetos através de fontes renováveis, de forma a colaborar com o uso consciente de recursos naturais como a água, o sol e o vento, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

História

A Prowind foi fundada em 2002 por Claudio Rossi Machado e Hildo Fuchs. Inicialmente a ProWind foi contratada para elaborar três projetos eólicos para o grupo alemão MVV.
Ainda em 2002, A ProWind foi contratada pela empresa alemã Red Project Management GmbH para o desenvolvimento de mais três projetos eólicos com transferência de tecnologia alemã. Os parques, habilitados pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas – PROINFA foram os Parques Eólicos de Xangri-lá 27 MW (adquirido pela Honda), Pastoreio de 50 MW e Imbé de 27 MW.
Paralelamente, a ProWind fez juntou-se com a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para um projeto de pesquisa e desenvolvimento de estruturas metálicas para uso marinho, financiado pelo CNPq, baseado em um aerogerador de 7 KW. Com a necessidade de dominar a tecnologia de geração de energia, a ProWind fez parcerias com universidades gaúchas e empresas alemãs para criar um centro tecnológico. Em junho de 2005 era criado o ITEMAC – Instituto Tecnológico de Energia e Meio Ambiente de Canoas, com o objetivo de criar tecnologias nacionais para a produção de energia através de fontes renováveis, além de estudar a otimização e racionalização do uso de energia.
Em 2005 a ProWind desenvolveu, em parceria com o governo do estado e com tecnologias alemã e austríaca, um projeto para a geração de energia elétrica a partir de dejetos suínos. O projeto recebeu a denominação de “Suinogás”. Foi após este projeto que a ProWind alterou sua razão social e foi fundada a atual ProWind. Embora a ProWind atual detenha todo o acervo da antiga ProWind, foi decidido redirecionar os serviços para a área eólica dando maior ênfase no desenvolvimento de projetos de geração eólica e formação de pessoal neste setor. A ProWind já desenvolveu mais de 5000 MW em projetos de energia eólica para investidores nacionais e internacionais divididos em diversos sítios no sul e nordeste do Brasil e para diversos investidores.
Em 2014, a pedido de investidores do oeste catarinense, a Prowind decidiu se tornar também uma investidora em conjunto com este grupo. Atualmente a Prowind possui cerca de 3750 MW em projetos eólicos nos quais participa como investidora.
A Prowind também entrou na área da energia solar fotovoltaica, através do projeto de sistemas de alimentação para estações de medição, através da energia solar. A Prowind também desenvolveu o projeto ECOCinema, totalmente alimentado por energia solar e que está rodando por comunidades do litoral do Brasil.
Atualmente, a Prowind possui um acordo cooperação com a Empresa italiana Electrogroup SrL, de Bolzano, para o desenvolvimento de projetos de médio e grande porte de fornecimento de energia elétrica.